Nossa História

Em 1989, com achatamento salarial, desrespeito a muitos direitos sociais e tantas outras mazelas para a nossa categoria, inicia-se, no SAAE, movimento pela valorização do trabalho do funcionário público municipal, com a elaboração de um estatuto, e a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barretos, após anos de uma luta árdua.

Em 20 de Outubro de 1989, João Roberto dos Santos, o João Mulata, tomava posse, com sua primeira diretoria, enfrentando desafios e começando a construir o que hoje é um patrimônio da categoria, um sindicato forte,
atuante, coerente e, acima de tudo, vencedor.

Os funcionários do SAAE filiaram-se de imediato e o restante dos servidores da Prefeitura fizeram-no paulatinamente.

A primeira conquista objetivou, em junho de 1990, uma campanha salarial, com reposição de 84,32%, além da reintegração de alguns companheiros que tinham sido afastados, o adiantamento salarial, o pagamento de horas extras de 70% e 100%, o reajuste mensal do salário (gatilho) e o vale-transporte, após uma paralisação de doze dias, conquistas estas muito importantes.

Nesta paralisação, a grande maioria da categoria entendeu que precisava de união para a conquista de seus direitos. O número de filiações expandiu-se por toda a categoria.

No ano de 1992, o então prefeito Ibraim Martins da Silva cedeu um terreno para o sindicato, onde se construiu a sede atual, que hoje já conta com cerca de 400 m2 de área construída, onde se realiza um importante trabalho de atendimento médico, odontológico além da fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, acupuntura e estética aos nossos assciados e dependentes.