Tosse: Quais as possíveis causas desse incômodo?

Foto

A tosse é um sintoma extremamente comum que pode ser causada por diversos fatores. Eles podem ir dos mais simples, causados por alergias, gripes, irritações na garganta, resfriados, refluxos, questões ambientais e tabagismo, ou até mesmo por algumas doenças mais graves, como a tuberculose, problemas cardíacos, asma, pneumonia e reações a medicamentos.
Essa reação acontece quando as vias aéreas são bloqueadas e estímulos são enviados para o cérebro por meio dos brônquios e traqueias. O processo provoca contração muscular do diafragma, impedindo a entrada e saída de ar na glote. Ela é um ato natural do corpo quando ocorre alguma irritação no sistema respiratório.
Existem diversos casos de tosse que podem ser classificados pelo tempo de permanência, quantidade de muco e qual a origem. Segundo o Ministério da Saúde, até 3 semanas de duração é considerada como tosse aguda, entre 4 e 8 recebe o nome de sub aguda e após esse tempo já pode ser considerada crônica.
Ao notar os primeiros sintomas é indicado consultar um clínico geral, um otorrinolaringologista ou um pneumologista. Apenas um profissional poderá entender quais são os principais sintomas que podem estar relacionados, solicitar exames e indicar o melhor tratamento caso seja necessário. É importante não tomar medicamentos sem orientação médica.